Feeds RSS

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Junho: DIA DO VISTO!!!

O mês de junho foi super corrido para mim, final de faculdade, provas, TGI (é o trabalho final da faculdade igual ao TCC só muda de nome), então marquei a minha entrevista do Visto para o final do mês depois que tivesse acabado as provas. Ai minha surpresa, a apresentação do meu TGI foi marcada para o mesmo dia!!! Ou seja dia 24 DE JUNHO DE 2009, foi um dos DIAS MAIS MARCANTES DA MINHA VIDA!!! Sei que ao finaldo dia estava formada com nota 10 e com o visto na mão. Também conversei muito com minha host e com a atual Au Pair e o dia mais legal foi quando conheci os meninos, conversei com eles pelo Skype (com voz e video) E assim foi minha entrevista:

Cheguei no consulado as 6:35, fui de ônibus parou super perto foi “sussa”, eu recomendo, do jeito que tava nervosa se fosse de carro e me perdesse teria um treco. Minha entrevista estava marcada para as 7:30, mas o horário é só detalhe pq cheguei lá e já tinha uma mega fila. Estávamos eu e minha amiga. Ficamos na fila, quando estiverem na fila separem nas mãos só os DS156, 157, 158 taxa SEVIS, passaporte, comprovante de pagamento no citi e NÃO ESQUEÇAM DE LEVAR O COMPROVANTE DE MARCAÇÃO DA ENTREVISTA, vi gente voltando pois não levou.Na fila na parte de dentro ela confere esses papeis, ah coloquem a data do dia da entrevista ela fez eu mudar a data da minha. Ai entramos entregamos os celulares, pen drives e eletrônicos.

Primeiro passo (eles dividem assim lá dentro): Entrar na fila para pegar a senha a minha senha foi a 4015 (não vou esquecer esse número tão cedo), a senha da minha amiga foi a 4016 e tinha uma outra au pair conosco (que conhecemos lá) a senha foi 4018 (já explico pq to falando a senha delas).

Segundo passo (pré entrevista): Ele te chama (o meu foi um brasileiro mal educado) e pede seus documentos: passaporte e aquela documentação que já falei acima. Fica tudo com ele e você pode sentar para esperar o prox. passo:

Terceiro passo (impressões digitais): nossa ai vai COMEÇAR MEU DESESPERO, até então eu estava nervosa mais dai em diante fiquei em pânico, como disse acima minha senha era a mais baixa das meninas que estavam comigo, pois bem todas elas foram chamadas e eu não, e começou a passar o tempo, vi senhas mais altas que a minha sendo chamadas e nada, meia hora depois minha amiga vendo meu desespero foi lá perguntar, ele disse que era chamada de forma aleatória conforme os documentos iam sendo entregues da pré entrevista. Ele já tinha falado isso no final da pré entrevista, mas na hora você esta tão nervosa que acha que é mentira, não sei, começa a passar umas neuras na cabeça, ai nisso param os dois guichês que estavam tirando digital, nossa tava querendo morrer, quando volta a chamar ainda demora um pouco para me chamar, nossa quando vi meu numero no painel foi um alivio. Depois que tira a digital eles devolvem seus papeis, nisso o meu DS2019 já estava grampeado no passaporte, mais nem notei, minha amiga que falou, não sei se tem algo haver.

Quarto passo: A ENTREVISTA, novamente as meninas foram chamadas antes de mim, porque ai passou a seguir a ordem da digital, ai eu estava mais tranqüila pois sabia que ia ser chamada, mais ainda estava com medo da entrevista e do fato da minha senha ter demorado tanto na digital. Fiquei esperando na primeira fila de bancos, em frente ao ultimo guichê de um careca, mal conseguia entender o que ele falava em português, tava morrendo de medo, uma das meninas foi com ele, mas foi “sussa”, todos eles fizeram perguntas do tipo: para onde vai, quantas kids vai cuidar, e o que vai fazer quando voltar. Agora vejam a minha entrevista:

CB (Consul Bonitão), pois ele era bem “pegável” e super simpático rs

Em português:
CB: Bom dia, para onde vc vai (enquanto pegava meus papeis, nem olhou, quando viu que eu ia ser au pair), ah eh au pair:

Agora tudo em inglês:
CB: Você vai ser o que? (olha ele perguntando o que ele mesmo ja tinha afirmado)
EU: Au Pair (gaguejando até para falar isso)
CB: Por que quer ser au pair?
EU: Para melhorar meu inglês, conhecer nova cultura e ter a oportunidade de morar em um outro pais
CB: Olha para ser au pair vc precisa de um ingles intermediario, eu preciso saber se vc tem esse inglês e sevai saber se virar, vou te fazer uma pergunta e quero ver como vc agiria: O que vc faria se a cozinha comessace a pegar fogo?
EU: eu ligaria para 911, falaria que estava em casa com tres crianças e que a cozinha estava pegando fogo (enquanto isso já pude ver ele escrevendo que o visto tava concedido mas minhas pernas nao paravam de tremer)continuando: ai vem a parte mais engraçada

EM PORTUGUÊS: (Essa foi a parte mais engraçada do minha entrevista)
CB: Vc tem PARENTES nos EUA
EU: totalmente loka nao percebi que ele estava falando em portugues e entendi que ele tava perguntando dos parents, ai virei para ele my parents ou host???
CB: Ele deu um lindo sorriso e repetiu, não eu perguntei se vc tem parentes lah nos EUA, se tem alguem que mora lá
EU: Sorri novamente (ja derretendo rs) disse que não

EM INGLÊS NOVAMENTE (acho que ele achou melhor não me confundir):
CB: Va ao caixa pague essa taxa e volte comigoFui ao caixa paguei os R$ 80,00 voltei com ele:
CB: Seu visto foi concedido, boa sorte!!!Encontrei com minha amiga, pegamos os eletrônicos:

Quinto passo: O melhor de todos, o mais tranqüilo, mas ainda estava atrapalhada, pagar o sedex (eu paguei R$ 19,00 pq era São Paulo capital) e pronto!!!Gente eu nem acredito que deu tudo certo. Ah um detalhe: preenchi somente o ds156 no micro (pq eh obrigatório) os outros preenchi a mão e como estavam em português preenchi em português. Para mim não pediram nenhum documento adicional, mas levem pois vi ela pedindo até algo que comprovasse que o cara fazia parte da igreja, e acreditem ele tinha uma carteirinha, nem sabia que isso existia. Ah os consuls que vi eram todos simpáticos e educados. rs

Boa sorte a quem ainda vai tirar!!!!

Joy

0 comentários:

Postar um comentário